DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE DO MT
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE

Ir para baixo 
+3
semapaaa
CLEBER OLIVEIRA LEITE
Hudson
7 participantes
AutorMensagem
Hudson
Admin
Hudson


Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/10/2013
Idade : 61
Localização : Cuiabá

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptySáb Nov 02, 2013 11:28 pm

Com o ingresso dos novos prefeitos, secretários, coordenadores e dirigentes no início deste ano de 2013, emerge a necessidade de colocarmos para estes representantes municipais a situação atual das políticas públicas dos segmentos agrícola e agrário, sensibilizando-os para a busca de alternativas, soluções e proposta de atuação colegiada e organizada dentro de cada estado e suas micro e macrorregiões.
Chegou a hora dos municípios participarem efetivamente da formulação das políticas públicas, assumindo, definitivamente, os desafios do Desenvolvimento Rural Sustentável, evidenciando a sua importância neste processo.
A descentralização do final dos anos 90 se deu pelo aumento progressivo das transferências federais, para a implementação de alguns programas sociais universais. As políticas foram concebidas como um sistema complexo de relações intergovernamentais baseado em recompensas e sanções. Tal sistema incentivou os municípios a aderirem a este tipo de descentralização. A municipalização das políticas de saúde e educação pode ser considerada um sucesso nacional em termos quantitativos.
Estas políticas de descentralização/municipalização, em especial da saúde e educação, vêm se dando através dos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, dos Secretários Municipais destas pastas, influenciando na formulação das políticas públicas. Entretanto, verificamos que um segmento estratégico no processo de desenvolvimento rural, que são as Secretarias Municipais de Agricultura, não foram contempladas com a preocupação de organização em colegiados, o que redunda numa lacuna dentro de um processo estratégico de desenvolvimento para os Municípios, Territórios e para o País. Assim é que estamos propondo a organização das Secretarias Municipais de Agricultura em colegiados, regionais, estaduais e nacional para participarem na formulação e intervenção das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.
O Estado do Rio Grande do Sul foi pioneiro na organização dos espaços territoriais que envolvem mais de um município, através da formação de associações de municípios vizinhos, da mesma bacia hidrográfica ou que tenham características físicas, econômicas, sociais ou políticas semelhantes.
Com o sucesso e vitórias obtidas a partir das reivindicações dessas Associações, os representantes dos municípios envolvidos perceberam a necessidade de uma maior especialização. Logo então surgiram as discussões que envolviam o segmento do desenvolvimento rural local. Daí vieram as Associações Regionais dos Secretários Municipais da Agricultura dos territórios das associações municipais já existentes. Com o desenvolvimento das discussões nessas Associações de Secretários da Agricultura, detectou-se a necessidade da criação do Conselho dos Secretários Municipais da Agricultura do Rio Grande do Sul – Consema, órgão de integração e assessoramento aos municípios em assuntos da agricultura, pecuária, meio ambiente, abastecimento e agroindústria.
O novo desafio colocado pelas políticas públicas do País é compatibilizar o dinamismo do agronegócio com eqüidade social, fortalecimento da agricultura familiar, diversificação econômica nos municípios e sustentabilidade ambiental; e condições necessárias para o desenvolvimento rural.
Nesse sentido, vimos provocando o Estado e os Municípios para contemplarem o desenvolvimento, privilegiando as atividades rurais, pois, o perfil econômico da maioria dos municípios mato-grossenses e agrícola.  Portanto, é preciso alinhar as políticas públicas entre as esferas governamentais.
Vejamos aqui os diferentes programas hoje existentes em nível Federal que procuram atender a diversidade existente no espaço rural. Dentre eles, podemos destacar: Pronaf; Crédito Fundiário; PAA; PNAE; PNHR; Terra Forte; Terra Sol; Pronater; Programa de apoio ao fortalecimento dos territórios rurais; Programa de Cooperativismo e Associativismo; Programa Luz para todos entre outros.
Assim sendo, entendemos que desenvolvimento sustentável em harmonia com o meio ambiente, se faz por meio de ações planejadas. Metas para serem cumpridas precede de ações planejadas, portanto, sugerimos que venhamos a discutir a Estruturação da Secretaria, promovendo as seguintes ações.:
- Elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento rural local e territorial;
- Capacitação voltada para o Secretário da Pasta, e coordenador adjunto;
- Criação ou reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural;
- Equipar a Secretaria com veículos, equipamentos e aparelhos;
- Outras ações que complemente a Estruturação da Secretária.

Por favor, registre suas sugestões, propostas e ideias para que possamos promover as ações da Secretaria. Vamos discutir e levar avante esta ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
https://desenvolvimentorural.forumeiros.com
CLEBER OLIVEIRA LEITE




Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2013
Localização : Nobres

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptySeg Nov 18, 2013 11:43 am

Creio que poderíamos começar com a criação de programas que estimulem o turismo rural; a elaboração de planos diretores de turismo nos municípios com potencial turístico (como no nosso caso - NOBRES); a criação ou reativação dos COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); o zoneamento sócio-ambiental; criação de legislação municipal pertinente ao uso e ocupação do solo; a criação/regulamentação do departamento de licenciamentos ambientais tendo em vista a descentralização tão em evidencia no momento e comentada pela SEMA; a inserção de uma nova disciplina na grade curricular municipal chamada- Meio Ambiente e Turismo. São ações que podem contribuir muito e que necessitam de um olhar especial.
Ir para o topo Ir para baixo
semapaaa




Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : Alto Araguaia-MT

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptySeg Nov 18, 2013 4:24 pm

O Município de Alto Araguaia através do seu Censo Rural, cadastrou 862 propriedades rurais, onde há a necessidade de um veículo com tração 4x4, com objetivo de fazer assistência técnica e extensão rural. O veículo será utilizado também no cadastramento dos pequenos produtores do PNHR. Apoio a implantação da URT-EMBRAPA. Cadastramento de todos interessados na implantação da piscicultura. Apoio na bacia leiteira e sua cooperativa já criada. Apoio na regularização dos produtos de origem animal e vegetal enquadrando no Serviço de Inspeção Municipal - SIM. Apoio no Programa Agroecológico Integrado Sustentável - PAIS. Suporte ao Viveiro de Mudas Nativas, Exóticas e Hortifruti. Apoio a Casa do Mel para beneficiamento dos mel dos apicultores. Outra carência da secretaria é a falta de equipamentos como GPS e computadores.
Ir para o topo Ir para baixo
CLEBER OLIVEIRA LEITE




Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2013
Localização : Nobres

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptySeg Nov 18, 2013 4:54 pm

Como no município de Alto Araguaia, enfrentamos todos estes problemas estruturais ... No que tange ao viveiro, nem temos um em funcionamento, seria preciso criá-lo! Consideramos a implantação do SIM e do PAIS de extrema importância!
Ir para o topo Ir para baixo
ELEANDRO MARIANI RIBEIRO




Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/11/2013

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptySeg Nov 18, 2013 9:24 pm

A necessidade de veículos e equipamentos como GPS e computadores eu acredito que seja um problema da grande maioria das secretarias municipais, vejo ainda como problema a falta de profissonais habilitados nas secretarias para trabalharem na regularização ambiental das pequenas propriedades, especialmente na confecção do CAR. Outra dificuldade é o acesso ao crédito através dos agentes oficiais de crédito(bancos) a grande maioria dos assentados não conseguem avalistas, e não tem qualquer outro tipo de garantia para oferecer e com isso não acessam os créditos e ficam de fora do processo de desenvolvimento. Precisamos de recursos via fundo municipal de desenvolvimento rural para podermos financiar estes agricultores familiares e conseguirmos garantir que tenham renda em suas propiedades.
Ir para o topo Ir para baixo
CLEBER OLIVEIRA LEITE




Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2013
Localização : Nobres

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptyTer Nov 19, 2013 1:36 pm

Uma de nossas preocupações é justamente quanto à necessidade desta equipe técnica responsável pelos licenciamentos e pelo SIM também, sabemos que para municípios de pequeno porte como o nosso, esses profissionais custam caro e pensamos até na formação de consórcios entre municípios vizinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marlene Silva




Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2013

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptyTer Nov 19, 2013 2:25 pm

Bom dia a todos uma das grandes necessidades das Secretarias Municipais é uma equipe técnica de extensão rural onde poderíamos estar criando um modelo nos moldes no Agente de Saúde a visita ao produtor é muito importante mas tem que ser aquela visita continuada, também precisamos usar mais os recursos que são destinados nos projetos para assistência técnica para realmente fazer esta assistência pois a maioria das empresas elaboram os projetos depois somem não tem acompanhamento. Outra ideia que tem que ser bem debatida é a estruturação das cadeias produtivas dentro dos consórcios acabar com certos bairrismos, também a questão de inspeção os municípios pequenos precisam levar a ideia de trabalhar estas inspeções dentro dos consórcios criando um SIM regional. Também precisamos criar mecanismos para avançar sobre as questões fundiárias e ambientais na nossa região tem sido um dos grandes entraves do desenvolvimento. Também criar calendários Regionais de eventos e roteiros turísticos integrados. Não esquecendo também da parte estrutural como Carro, GPS pois a maioria das secretarias não tem.
Ir para o topo Ir para baixo
hamilton jose e silva




Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/11/2013

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptyTer Nov 19, 2013 2:57 pm

Por se tratar de secretarias que atuam no meio rural  é necessario que tenhamos carros tipo caminhonete para o deslocamento a zona rural, tambem com equipamentos de kit agricolas ( tratores  grades, ensiladeiras,...etc). Tambem disponibilização de kit de irrigação para ate 1 hectare, e para o fortalecimento da piscicultura na baixada cuiabana a disponibilidade de 1 escavadeira hidraulica para atender a cada 2 ou 3 municipios. A necessidade do caminhão para escoamento da produção e a finalizando, a estruturação administrativa como data show,GPS, e notebooks.
Com respeito a projetos, desenvolvimento da fruticultura na baixada cuiabana.
Ir para o topo Ir para baixo
Cleomar José da Costa




Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/12/2013

PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE EmptyTer Dez 10, 2013 1:41 pm

A maior carência dos pequenos municípios brasileiros é a falta de material humano qualificado disponível para prestar serviço público de qualidade aos seus munícipes.
A maneira mais viável para equacionar esse problema é investir no desenvolvimento do setor agropecuário, com pessoas qualificadas capaz de transferir os conhecimentos adquiridos para transformar a realidade de uma comunidade.
Os Prefeitos precisam cobrar do Governo Federal um programa que repasse recurso diretamente aos municípios para fortalecimento das Secretarias Municipais de Agricultura. Talvez num modelo do SUS, tendo como referência o número de habitantes da zona rural.
Em contra partida o Governo deve exigir que esses técnicos sejam do quadro efetivo das Prefeituras e que apresente resultados positivos de acordo com o plano de desenvolvimento local.
A capacitação desses técnicos será feita pela EMBRAPA, pelas Universidades ou outras entidades.
Os bons técnicos ajudarão no desenvolvimento dos municípios e se tornarão lideranças dentro das comunidades, podendo tornarem-se os futuros gestores municipais, que será bom para todos.
Não há indústria que possa gerar mais empregos e igualdade social que a terra. Só em Mato Grosso são 140 000 pequenas propriedades se em cada uma for gerado um novo emprego, qual indústria poderia compará-la.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty
MensagemAssunto: Re: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE   PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DIRETOR DE AGRICULTURA DE CUIABÁ SUGERE PROVOCAR INCLUSÃO DE RECURSOS PARA AGRICULTURA NO ORÇAMENTO DO ESTADO
» OFICIO REQUERENDO AUDIÊNCIA COM A COMISSÃO DE AGRICULTURA DA AL-MT
» BASES PARA UM ENFOQUE DE CARÁTER MUNICIPAL E REGIONAL PARA CONSOLIDAR A DIMENSÃO INTERMUNICIPAL DO TURISMO...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL :: ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS :: OPINIÕES/SUGESTÕES-
Ir para: